quarta-feira, 22 de abril de 2009

A parábola das dez virgens

Mateus 25:1-13.

Mateus é o único dos quatro evangelhos que usa esta expressão: 'reino dos céus'. Isto porque o evangelho de Mateus foi escrito para os judeus e revela a Cristo como o Rei dos reis.

Jesus usa esta parábola quando proferia um sermão sobre a sua segunda vinda, que vai desde Mateus 24, até o final do capítulo 25. Isto nos mostra que Jesus falava por essa parábola do reino milenar e não de salvação ou perdição. Ele falava do que viria depois da sua segunda vinda, da entrada no reino.

Esta parábola fala de todos os regenerados, já que a virgindade é a característica de uma nova criatura (II Coríntios 11.2); o dez significa o número completo. Isto é, esta parábola fala de todos os santos, mas cinco eram prudentes e cinco néscias. Não só a virgindade, mas o óleo na lâmpada mostra a regeneração delas, pois o espírito do homem é a lâmpada do Senhor (Prov. 20.27), e o óleo na lâmpada é o seu Espírito (Zac. 4.1-6).

Mas notem algo importante no verso 8 de Mateus 25: as lâmpadas das insensatas estavam se apagando. Isto nos mostra claramente que não é uma questão de salvação, mas de reino, pois o próprio Senhor disse em Isaías 42:3 que o pavio que fumega não será apagado. A salvação permanece como graça eterna na vida desses cristãos. O prejuízo será no reino, temporário, mas doloroso. Como diz o Senhor: "com choro e ranger de dentes".

O verso 7 nos traz outra revelação graciosa, que todos os salvos irão ressuscitar juntos. À voz do noivo todas despertaram do sono, todas se levantaram. Mas no que estava a diferença das cinco insensatas para as prudentes? Somente o óleo na botija. E o que significa o óleo na botija, já que na lâmpada todas tinham? A comunhão dos santos, o enchimento do Espírito. Paulo nos ensina isto em Efésios 5.18-19.

O óleo para as botijas só se adquire na comunhão dos santos, através de todos os santos (Ef. 3.18). É o óleo que desce da cabeça que é Cristo, até a orla dos vestidos que é a Igreja (Sal. 133). Somente esta comunhão pode nos encher do Espírito. É o óleo da unção que permanece em nós (I Jo. 2.27). Já as insensatas, que desprezaram esta comunhão, na volta do Senhor ficarão de fora.

Naquele dia os insensatos não poderão tomar desse óleo que somente pode ser adquirido na comunhão dos santos. Portanto, meus amados irmãos, não sejamos néscios ou insensatos, mas procuremos saber qual é a vontade do Senhor (Ef. 5.17).

Fonte: http://www.aguasvivas.ws/


Shalom,
Jesus esta voltando.

0 comentários: